Balloon: uma tentativa de fuga real da Alemanha Oriental
- Miguel Barbieri
- 10 de nov. de 2021
- 1 min de leitura

A famÃlia planeja a fuga: se correr, o bicho pega
Adoro filmes inspirados em histórias reais, mas sempre é bom localizar o espectador que pouco conhece (ou até mesmo desconhece) o cenário polÃtico-social de uma época. Pegue, por exemplo, o caso de Balloon - Ventos da Liberdade, disponÃvel no Amazon Prime Video.
Como aventura dramática, o filme funciona perfeitamente. Na Alemanha Oriental de 1979, duas famÃlias querem fugir para o lado capitalista do Ocidente. A cidade onde moram é pequena e todos se conhecem. Caso percebam movimentos de fuga, os "traidores" devem ser denunciados à Stasi, a polÃcia secreta da República Democrática Alemã.
Os dois pais de famÃlia planejam fugir com suas esposas e filhos num balão de ar quente (confeccionado no porão da casa) - e é isso o que move a trama. Caso pousem na fronteira da Baviera, estarão salvos. Caso o plano fracasse, irão presos ou podem ser abatidos a tiros.
Balloon tem tensão e envolve uma história verÃdica com elementos ficcionais. É, sem dúvida, um bom entretenimento. Só acho que o roteiro poderia contextualizar a situação polÃtico-social, com a divisão da Alemanha após a Segunda Guerra, e explorar melhor o aprisionamento e a carência de alimentos em viver numa nação socialista.
