Medianeras: exclusividade do Reserva Imovision
Com o sucesso de Granizo na Netflix, decidi fazer uma lista com filmes fundamentais do cinema argentino. Granizo é bom, mas não entraria nessa lista (confira aqui minha avaliação). Queria ter acrescentado longas-metragens que eu adoro, como O Filho da Noiva, A Grande Dama do Cinema e O Anjo, mas, absurdamente, eles não estão em nenhuma plataforma de streaming. Confira, então, os 16 filmes que eu garimpei.
Abutres / Carancho > Um trabalho excepcional do badalado diretor argentino Pablo Trapero. Difícil desgrudar os olhos da tela ao seguir a trajetória de Sosa (Ricado Darín), advogado cuja especialidade é forjar acidentes e, assim, fazer as vítimas lucrarem na Justiça. Onde assistir: Star+
O Cidadão Ilustre > Daniel Mantovani (Oscar Martínez), que já ganhou o Prêmio Nobel de Literatura e vive na Espanha, regressa à Argentina para receber uma condecoração. Mas passará por um turbilhão de emoções e contratempos, ora divertidos, ora trágicos. Onde assistir: Netflix
O Clã > Guillermo Francella (de Granizo) interpreta o líder de uma família, sem antecedentes criminais, que sequestra e mata pessoas na década de 80. Detalhe: o caso é inspirado em história real. A direção fica por conta do ótimo e badalado Pablo Trapero. Onde assistir: Star+.
Um Conto Chinês, com o astro Ricardo Darín
Um Conto Chinês > Ricardo Darín interpreta Roberto, dono de uma loja de ferragens em Buenos Aires, que, sem muita paciência com os fregueses, decide ajudar um imigrante chinês a reencontrar o tio pela cidade. O filme é uma terna mistura de drama com humor que dá muito certo. Onde assistir: Star+.
El Abrazo Partido / O Abraço Partido > Ao decidir morar na Polônia, Ariel, de 20 e poucos anos, tenta entender o motivo que levou seu pai a abandonar a família para lutar na Guerra do Yom Kippur, em 1973. O filme do diretor Daniel Burman foi indicado pela Argentina para concorrer ao Oscar em 2004. Onde assistir: Amazon Prime Video.
Derecho de Familia / As Leis de Família > Mais um filme de diretor Daniel Burman que foi escolhido pela Argentina para concorrer ao Oscar (em 2006). O protagonista é o mesmo de O Abraço Partido: Ariel Perelman, agora casado e prestes a ter um filho, percebe que tem semelhanças e diferenças com seu pai. Onde assistir: Amazon Prime Video.
El Patrón, com Joaquín Furriel: uma história real
El Patrón, Radiografía de un Crimen > Hermógenes (Joaquín Furriel) foi preso e, para saber o que o levou à cadeia, a trama volta no tempo e mostra como o humilde açougueiro era tratado pelo patrão. Onde assistir: Netflix.
A História Oficial > Em um dos mais prestigiados trabalhos do cinema argentino, que levou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1986, o foco está no drama de uma professora conservadora (Norma Aleandro) na ditadura militar. Onde assistir: Nettlix.
O Homem ao Lado > Interessante comédia dramática sobre um incidente numa parede em comum com duas casas, que desencadeia um conflito de grandes proporções. Onde assistir: Belas Artes à la Carte.
Medianeras > Eu gosto tanto desse filme que tenho até um DVD autografado pelo diretor. Gustavo Taretto entende muito bem a cidade de Buenos Aires e como funcionam as relações afetivas na era tecnológica. Trata-se da história de um homem e uma mulher, que se relacionam pela internet – e são vizinhos! Onde assistir: Reserva Imovision.
Minha Obra-Prima > Arturo (Guillermo Francella, de Granizo), um galerista de Buenos Aires, tenta convencer o intransigente pintor Renzo (Luis Brandoni) a fazer uma exposição com suas telas. A comédia dramática aborda, num registro divertido e melancólico, a amizade desses dois personagens sem escrúpulos. Onde assistir: Netflix.
Leonardo Sbaraglia: tensão em No Fim do Túnel
No Fim do Túnel > Tenso e dramático, o suspense traz o ótimo Leonardo Sbaraglia como um cadeirante que, para fugir da solidão, aluga um quarto para uma stripper e sua filha. Ele só não contava que a ideia delas era ajudar um ladrão a roubar um banco por um túnel em sua casa. Onde assistir: HBO Max e Globoplay.
Nueve Reinas / Nove Rainhas > Ainda pouco conhecido no Brasil em 2000, Ricardo Darín estrelou esse engenhoso filme. Ele interpreta um malandro especializado em dar golpes que, ao conhecer um picareta novato, decide unir as forças e enganar um milionário espanhol. Onde assistir: Star+.
Relatos Selvagens > É impossível não gostar de ao menos um episódio do filme que concorreu ao Oscar, em 2014. São seis histórias que mostram as atitudes extremas de pessoas com os nervos à flor da pele. Onde assistir: HBO Max.
O Segredo de Seus Olhos > Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2010, o drama é ambientado em dois tempos distintos. Em 1974, um oficial de justiça (Ricardo Darín) tenta encontrar o estuprador e assassino de uma moça de 23 anos. Após 25 anos, ele está aposentado, escreveu um livro sobre o caso policial e tenta reconquistar sua ex-chefe. Onde assistir: Amazon Prime Video.
A Sorte em Suas Mãos / La Suerte em Tus Manos > Mais um trabalho assinado por Daniel Burman, que investe num romance saboroso. Trata-se da relação entre Uriel (papel do cantor Jorge Drexler), pai de dois filhos e divorciado, e Gloria (Valeria Bertuccelli), que também se separou recentemente e amarga uma depressão. Onde assistir: Amazon Prime Video, Reserva Imovision e Globoplay.